Sistema de prova de carga dinâmica – PDA
O teste de prova de carga dinâmico utilizando o PDA é o sistema usado para o monitoramento da capacidade de cargas em estacas de fundações profundas aplicado no mundo todo. Além de analisar a capacidade de carga e integridade do eixo de uma estaca, o ensaio permite investigar as tensões e energia durante sua cravação.
O equipamento coleta dados através de sensores instalados nas estacas e processam tais sinais após o impacto realizado por um martelo (queda-livre ou hidráulico).
O ensaio consiste na aquisição de dados pelo PDA e do processamento dos mesmos pelo programa PDA-S. Posteriormente são analisados por um engenheiro através do programa CAPWAP®. Os resultados dos ensaios de carregamento dinâmico se correlacionam extremamente bem com os resultados de provas de carga estáticas convencionais. A integridade estrutural do elemento de fundação também é verificada com este ensaio.
PDA 8G
PARA ENSAIOS DE CARREGAMENTO DINÂMICO E MONITORAÇÃO DE CRAVAÇÃO DE ESTACAS
Com novo design e novas características técnicas, o equipamento já está disponível para clientes do Brasil. Além da grande mudança no visual, o novo modelo veio com algumas melhorias: o equipamento está mais resistente a detritos e a água, a tela touch screen agora é zoom in e feita com material Kevlar muito resistente, foi eliminado o degrau entre a caixa metálica e a tela extinguindo o problema da sujeira que ficava acumulada.
Outra vantagem é a facilidade em trocar a bateria aumentando a autonomia (10h) além da possibilidade do uso de uma auxiliar. A comunicação entre os rádios e o PDA não é mais por bluetooth, mas sim via wi-fi tornando a transmissão de dados mais rápida e segura.
O novo PDA 8G detecta automaticamente o tipo, a quantidade e o índica de calibração de acelerômetros e sensores que serão usados diminuindo o risco de erros em campo.
O PDA avalia a capacidade de carga de todos os tipos de estacas moldadas in loco ou cravadas. Os ensaios são rápidos e não destrutivos. O PDA processa e armazena os sinais, além de calcular e exibir vários dados de interesse em tempo real, após cada golpe do martelo.
Não destrutivo, é muito rápido e permite avaliar de 1 a 6 estacas em um dia com grande precisão de dados.
O ensaio determina a capacidade de qualquer tipo de estaca de fundação de maneira muito mais rápida e econômica do que as tradicionais provas de carga estáticas. É efetuado em estacas de hélice contínua, moldadas in loco ou cravadas e em tubulões perfurados tendo como objetivo principal a avaliação da capacidade de carga da fundação.
Novidades do PDA 8G (em relação ao modelo anterior PAX):
- Permite conexão de qualquer tipo de sensor em qualquer canal. O equipamento agora identifica automaticamente qual o tipo de sensor conectado (tanto com cabo como com rádio);
- Permite o uso de sensores inteligentes também com cabo (antes só funcionava com rádio);
- Permite conectar mais de dois rádios, ou seja, agora é possível usar quatro sensores de força com rádios;
- Tela maior com melhor resolução;
- Bateria intercambiável;
- Programa de aquisição/processamento dos dados redesenhado e com mais recursos:
- Mesmo programa usado no equipamento e no computador em escritório;
- Permite salvar informações adicionais da estaca, como comprimento total, ângulo de inclinação e localização das emendas;
- Permite especificar alturas de queda do martelo diferentes para cada golpe, para cálculo da eficiência;
- Permite especificar energias cinéticas diferentes para cada golpe, para cálculo da eficiência usando martelos hidráulicos;
- Pode exibir um número ilimitado de quantidades (antes era limitado a 15);
- Permite criar conjuntos padrão de quantidades para exibição;
- Conjunto de quantidades usado agora é salvo junto com o arquivo de dados, de modo que o mesmo conjunto de dados usado em campo será usado ao abrir o arquivo no escritório;
- Indicador de bateria na tela de aquisição de dados;
- Esquemas de cores alterável e exportável (vem com esquemas padrão dia/noite);
- Programa PDIPLOT agora incorporado ao programa do PDA;
- Geração automática de relatório no caso de ensaio SPT;
- Permite uso de gestos na tela de toque para alterar escalas, avançar e retroceder golpes, etc.
Indicado para
- pré-moldadas: protendidas, metálicas e trilhos;
- moldadas in loco como: raiz, hélice contínuas, barretes e microestacas.
Principais Informações Coletadas em Tempo Real
- Capacidade de carga calculada pelo método simplificado CASE. (Este método se aplica a estacas uniformes, e fornece uma estimativa preliminar da capacidade de carga da estaca na ocasião do ensaio);
- Integridade da estaca – o ensaio é capaz de detectar e quantificar defeitos e falhas estruturais ao longo da estaca;
- Tensões máximas provocadas pelo golpe, ao longo da estaca;
- Energia transferida para a estaca, o que permite avaliar a eficiência do sistema de cravação.
Vantagens
- Os sinais obtidos em campo podem ser submetidos à análise CAPWAP®, que fornece a capacidade de carga com exatidão, determinando a distribuição de atrito lateral ao longo do fuste e a contribuição de ponta, além de prever a curva carga-recalque de uma eventual prova de carga estática executada na estaca naquele momento;
- No caso de estacas moldadas “in loco” é utilizado um martelo de queda livre, sendo recomendada a utilização de um pilão com peso equivalente a 1,5 % a 2,0% da carga de ruptura prevista. É necessária a execução de bloco no topo da estaca, com ferragem especial para suportar a aplicação dos golpes, e a colocação de chapas de madeira compensada no topo do bloco.
Normas de Referência
- ABNT NBR 13.208/2007
- ASTM D4945/2008
- ASTM D7383 – 10
Localizada em Cleveland, Ohio, a Pile Dynamics (PDI) é uma empresa especializada em produtos para testes de qualidade em todos os tipos de fundações profundas. A PDI se concentra na contínua produção melhoria de sua linha de instrumentos para análise de estacas.
Contatos
Carmix do Brasil
Para uma parceria eficaz, entre em contato.
A solução para sua obra é nossa prioridade.
contato@carmix.com.br