MENU

Testador de integridade de estacas – PIT

Ensaio não destrutivo detecta e localiza falhas na concretagem ou estreitamentos em estacas.

PIT-Q FV (força e velocidade)

Novo Testador de Integridade de Estacas da nova geração Q já está disponível para o mercado brasileiro. Vem com um novo design e é feito com material mais leve. O novo PIT tem como característica ser mais portátil que a versão anterior, além de ser equipado com um novo processador e tela touch screen maior. A grande novidade é a extração de dados via USB. Requer sempre apenas um operador, é fácil de usar e sua bateria interna recarregável é suficiente para um dia inteiro de operação.

 

Em quais tipos de estacas é usado?

O PIT-Q é utilizado nos ensaios de integridade de baixa deformação, também conhecidos como Ensaios pelo Método Sônico ou Pulse Echo.
É um ensaio não destrutivo que tem a finalidade única da avaliação de monoliticidade estrutural.

Pode ser usado em estacas tipo hélice contínua, estacas raiz, estacas moldadas in loco, outras estacas pré- moldada e estacas de madeira. O equipamento detecta defeitos potencialmente perigosos como fissuras significativas, reduções de diâmetro e descontinuidades no concreto. Em algumas situações o PIT pode ajudar na determinação do comprimento desconhecido de estacas pré-existentes. Em determinadas circunstâncias é possível utilizá-lo para testar estacas de pontes ou torres e é muito utilizado em parques eólicos.

O ensaio de integridade física consiste na instalação de um acelerômetro de alta sensibilidade no topo da estaca a ser ensaiada, fixado com uma cera adesiva especial e, em seguida, são aplicados golpes com um martelo de mão. O sinal obtido através do acelerômetro é digitalizado por um computador e posteriormente integrado para obtenção do correspondente sinal de velocidade.

A verificação da integridade da estaca é efetuada por engenheiro especializado por uma análise do formato do sinal de velocidade medida, qualquer variação de impedância ocorrida ao longo da estaca pode ser detectada pela variação do sinal de velocidade.

O teste com o PIT não exige planejamento antecipado ou tubos de acesso e é executado de maneira
simples e rápida tornando possível a avaliação da integridade de todas as estacas de uma obra. Um acelerômetro (posicionado no topo ou na face da estaca) registra o impacto de um pequeno martelo de mão, assim como as reflexões resultantes tanto de variações de seção transversal ao longo do fuste (reflexões inesperadas) quanto da ponta da estaca.

Se um defeito existe, a sua extensão pode ser avaliada através da magnitude da reflexão inesperada e a sua posição através do tempo decorrido até a reflexão.

O sinal do acelerômetro pode ser avaliado em campo ou transferido via USB para um computador para
análises posteriores com o programa PIT-W.

 

 

Modelos de PIT (Testador de Integridade de Estacas):

O PIT é oferecido em dois modelos:
– PIT-X (coleta dados através de 1 canal de velocidade)

– PIT-FV (coleta dados através de 2 canais, força e velocidade)
O PIT-FV, quando acompanhado da versão profissional do software PIT-W, permite uma melhor definição dos defeitos próximos ao topo da estaca, torna possível o cálculo da velocidade de onda na estaca, quando utilizado com a opção de 2 acelerômetros, e facilita a detecção de defeitos.

Embora ainda não esteja oficialmente normatizado no Brasil este ensaio tem sido muito utilizado, principalmente em estacas do tipo “Hélice Contínua Monitorada” apontando, em muitos casos, danos estruturais.

O equipamento PIT possui a certificação CE da União Européia.

Uso e Aplicações

– Detectar e localizar falhas na concretagem ou estreitamento em estacas de concreto.

Anomalias Verificadas
  • Juntas frias, descontinuidade e/ou seccionamento pleno de seção;
  • Alargamento/estreitamento de seção;
  • Mudanças nas propriedades dos materiais que constituem a estaca;
  • Intrusões de solo significativas (5 a 10%, ou mais, do diâmetro da estaca);
  • Determinação do provável comprimento (dispersões da ordem de ± 5 a 10%);
  • Emendas (caso de estacas pré-fabricadas de concreto, aço e madeira);
  • Concreto de má qualidade.
Vantagens
  • O sinal do acelerômetro é enviado ao aparelho PIT, para processamento, exibição e armazenamento;
  • A análise dos sinais pode ser feita em campo, porém em geral é feita posteriormente no escritório;
  • Outra possível aplicação do ensaio é a determinação do comprimento de estacas já existentes e sem registro de execução.
Desempenho
A análise dos sinais pode ser feita em campo, de forma preliminar; Outra possível aplicação do ensaio é a determinação do comprimento de estacas já existentes e sem registro de execução.
Normas
  • ASTM D5882/07

Localizada em Cleveland, Ohio, a Pile Dynamics (PDI) é uma empresa especializada em produtos para testes de qualidade em todos os tipos de fundações profundas. A PDI se concentra na contínua produção melhoria de sua linha de instrumentos para análise de estacas.

Contatos

Carmix do Brasil

Para uma parceria eficaz, entre em contato.
A solução para sua obra é nossa prioridade.

E-mail

contato@carmix.com.br

Aguardamos sua mensagem

    (*) Campos de preenchimento obrigatório.

    Já sou cliente Carmix do Brasil