Instrumento para Perfilagem Térmica de Integridade – TIP (Thermal Integrity Profiler)
O método de ensaio de perfilagem térmica – TIP utiliza o calor gerado pela cura do cimento para avaliar a qualidade de fundações moldadas in loco, tais como estacas escavadas, tipo CFA e similares. Este método também pode ser usado para o controle de qualidade e avaliação do formato do jet grouting e paredes diafragma. O TIP avalia toda a seção transversal e todo o comprimento da fundação pelo Método de Perfilagem Térmico. Os dados começam de temperatura começam a ser coletados logo após que a concretagem da estaca é concluída.
A temperatura média no interior de um fuste depende do seu diâmetro, da composição do concreto e do tempo decorrido entre a concretagem da armadura e o ensaio. As temperaturas medidas na gaiola da armadura variam com a distância ao centro do fuste e com o recobrimento do concreto.
O TIP está disponível em dois modelos: Sonda Térmica ou com Fiação Térmica (Thermal Wire®).
O modelo com sonda térmica inclui uma sonda térmica (com 4 sensores de temperatura ortogonais) que é inserida em tubos de acesso para coleta de dados e uma porta de aquisição térmica que transfere os dados coletados para a unidade principal do TIP. Os fustes devem ser construídos com tubos de acesso a serem testados com o presente sistema.
O modelo com fiação térmica inclui um quantidade inicial de fiação Thermal Wire® (cabos de cobre equipados com sensores de temperatura uniformemente espaçados) e portas de aquisição térmica que transferem os dados coletados para a unidade principal do TIP. A fiação é instalada na gaiola da armadura. Uma fiação térmica adicional de pequeno comprimento pode ser instalada em paralelo a uma das fiações principais para ajudar a refinar a estimativa do recobrimento de concreto.
Para estimar o custo e a quantidade da fiação térmica de um determinado projeto, pode-se usar a calculadora TIP.
Os dados coletados por quaisquer dos modelos TIP são baixados para um computador para análise pelo software TIP Reporter. O software mostra as temperaturas medidas em função da profundidade e mapeadas em secções transversais do fuste. Um exame simples destas representações gráficas é muitas vezes suficiente para indicar uma estaca sem problemas de integridade ou algum segmento com defeitos.
A modelagem térmica consiste em simular a forma do fuste que, dado o tipo de solo, clima e mistura de concreto, resulta em temperaturas que correspondem às medições em campo. A modelagem térmica produz uma renderização 3D do fuste e imagens 2D de suas seções transversais.
O TIP revela através de medições de campo e de um software de interpretação de dados, os seguintes parâmetros:
- “Necks” ou inclusões (regiões que são mais frias do que a média)
- Protuberâncias (regiões que são mais quentes do que a média)
- Variações no recobrimento do concreto
- Formato do fuste
- Alinhamento da gaiola
Localizada em Cleveland, Ohio, a Pile Dynamics (PDI) é uma empresa especializada em produtos para testes de qualidade em todos os tipos de fundações profundas. A PDI se concentra na contínua produção melhoria de sua linha de instrumentos para análise de estacas.
Contatos
Carmix do Brasil
Para uma parceria eficaz, entre em contato.
A solução para sua obra é nossa prioridade.
contato@carmix.com.br